Loading...

Aguarde...

Notícias

Seja um profissional proativo

 

Como havíamos comentado anteriormente aqui, a proatividade é uma característica muito apreciada, principalmente no meio profissional.

Por estar sempre atento ao que acontece ao seu redor, ele consegue prever situações ou problemas que podem ocorrer, dessa forma, se antecipa buscando soluções eficazes. A organização é uma das maiores qualidades de alguém proativo, dando prioridade ao que realmente deve ser encarado como tal, ele administra seu tempo da melhor forma, conseguindo concluir suas tarefas até mesmo antes do prazo final e assim, tem mais tempo para adquirir novos conhecimentos.

Na empresa, não queira ser aquele profissional que só está pronto para “apagar os incêndios”, os chamados reativos, alguém que não se preocupa antecipadamente com o que pode ocorrer podendo evitar problemas. Ser proativo é um caminho para novas oportunidades.

Vamos conferir algumas dicas importantes de como tornar-se esse tão requisitado profissional:

  •          Abra sua mente

 

À medida que buscamos novos conhecimentos, nossa mente passa a ter mais espaço para realizar coisas que antes não nos imaginávamos fazer, dessa forma, somos mais flexíveis em atividades que vem a surgir.

  •          Seja ágil

 

Procure ter um raciocínio rápido, assim poderá se antecipar às situações agindo da forma mais ágil na resolução de problemas e principalmente para evitá-los.

  •          Tenha coragem

 

Se você se considera um profissional qualificado, poderá sugerir inovações dentro da empresa. Para isso, é essencial que se sinta seguro e, obviamente, saiba trabalhar em equipe para que sua determinação não pareça ser uma forma de desrespeitar seus colegas ou a hierarquia da empresa.

  •          Tenha sempre cartas nas mangas

 

Imprevistos acontecem até nas melhores empresas! As vezes, alguns projetos não dão tão certo quanto o esperado, por isso, é importante que hajam planos b, c, d… Um profissional proativo deve ter sempre uma sugestão para casos assim.

Cada empresa possui uma cultura organizacional e o funcionário proativo deve vestir a camisa, construir confiança, saber administrar conflitos e estar disposto a encarar novos desafios. Tudo isso fará tê-lo mais reconhecimento e visibilidade dos seus gestores.

O sucesso profissional só depende de você!

Vestibular Unibra

Faça sua Inscrição online

Inscreva-se