Loading...

Aguarde...

Graduação

FONOAUDIOLOGIA

Duração do Curso: 4 anos

Inscreva-se

Sobre

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) e com as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, e atua em ensino, pesquisa e consultoria. Pode compor equipes com outros profissionais, como fisioterapeutas e psicólogos. Trabalha nos setores público e privado, em clínicas, consultórios, escolas, hospitais, creches e berçários. Em emissoras de rádio e televisão, auxilia apresentadores e atores na postura da voz.

.

Principais Funções:

Audiologia: elaborar programa de prevenção e promoção da saúde auditiva. Realizar diagnóstico audiológico e reabilitação, e selecionar e adaptar próteses auditivas.
Disfagia: diagnosticar e tratar pacientes com transtornos da deglutição.
Fonoaudiologia educacional: promover, aprimorar e prevenir alterações de linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial e voz, favorecendo e otimizando o processo de ensino e aprendizagem.
Fonoaudiologia neurofuncional: avaliar, diagnosticar e reabilitar pessoas com alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico.
Fonoaudiologia do trabalho: desenvolver programas de conservação auditiva, detectar e diagnosticar riscos fisiológicos em situações reais, e possibilitar a permanência do profissional no trabalho em sua plena capacidade.
Gerontologia: prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os transtornos relacionados a audição, equilíbrio, fala, linguagem, deglutição, motricidade orofacial e voz de idosos.
Linguagem: prevenir, diagnosticar e tratar transtornos na fala e na escrita.
Motricidade orofacial: prevenir, diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala. Realiza também o aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.
Neuropsicologia: prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os transtornos que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.
Saúde coletiva: construir estratégias de planejamento e gestão, e atuar na atenção à saúde a partir do diagnóstico de grupos populacionais.
Voz: prevenir, avaliar, aperfeiçoar e tratar da voz falada e cantada. Auxiliar profissionais, como cantores, jornalistas, atores e professores, na postura vocal em suas atividades.

Coordenador(a):

-

-

Conteúdo

Descubra os Campos de Trabalhos

A fonoaudiologia é uma das profissões mais aquecidas nos Estados Unidos, com perspectiva de crescimento de 34% dos postos de trabalho até 2022. O principal motivo para isso é o aumento da população idosa, que demanda intervenções para um envelhecimento saudável. Aqui no Brasil, a procura pelo
profissional também é grande. O uso contínuo de fone de ouvido por adolescentes ocasiona aumento nos problemas de audição, colocando o especialista em audiologia em evidência. O setor que oferece mais oportunidades é o público, para atendimento a idosos e crianças – neste último caso, auxiliando menores com deficiência nas escolas. Outra área que ganha espaço é a de preparação da voz de profissionais como atores, cantores, apresentadores de TV, contadores de histórias e até políticos. Ainda no setor privado, há boa demanda em empresas que fabricam e vendem aparelhos auditivos e em clínicas de atendimento particular. As oportunidades estão, principalmente, nos grandes centros urbanos.

Info

  • Turno

    Avaliar com a Central

  • Mensalidade

    Avaliar com a Central

  • Carga Horária

    Avaliar com a Central

  • Estágios Supervisionados

    Avaliar com a Central

  • Duração do Curso

    4 anos