Loading...

Aguarde...

Graduação

FARMÁCIA (BACHARELADO)

Duração do Curso: 5 anos

Inscreva-se

Sobre

A Farmácia é uma ciência milenar, que estuda a composição e os processos produtivos de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, examina e testa substâncias e princípios ativos que entram em sua composição e verifica as suas ações provocadas no organismo. O farmacêutico registra novas drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se chegam ao consumidor dentro das normas sanitárias. Em laboratórios de análises clínicas, pesquisa, registra e realiza exames clínico-laboratoriais e toxicológicos para auxílio do diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas e exerce assistência e atenção farmacêutica. Em hospitais, pode atuar nas análises clínicas e na farmácia clínica. Na saúde Pública, atua principalmente na estruturação da Assistência Farmacêutica. Numa perspectiva do mercado farmacêutico nacional, o setor farmacêutico espera ver um aumento da venda de produtos para a saúde de até 350% nos próximos anos e o uso racional de medicamentos é uma preocupação que pode ser minimizada com a atuação do farmacêutico nos estabelecimentos de saúde.

.

Principais Funções:

O farmacêutico atua na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos, em todos os níveis do sistema de saúde, tanto no âmbito do setor público como do privado, desenvolve assistência farmacêutica individual e coletiva, exerce a farmacoepidemiologia, formula e produz medicamentos e cosméticos em qualquer escala, atua nas diversas especialidades das Análises Clínicas bem como na Farmácia Hospitalar.

Coordenador(a):

Eryvelton Franco FAR

Doutor em Biotecnologia da Saúde (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - Renorbio/UFPE e Doutor em Ciências Farmacêuticas (2016) na área de concentração: Fármacos e Medicamentos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - PPGCF/UFPE. É Mestre em Inovação Terapêutica, área de concentração: Fármacos, Medicamentos e Insumos Essenciais para a Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica ? PPGIT/UFPE. Possui Graduação em Medicina Veterinária (2007), em Zootecnia (2008) e em Licenciatura em Ciências Agrícolas (2009) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de: Farmacologia, Fitoterápicos, Avaliação Pré-Clínica de Produtos Naturais Candidatos a Novos Fitofármacos e Modelos Animais para Avaliação de Novos Fármacos. Foi professor substituto da disciplina de Farmacologia (40h) vinculado ao Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFPE (2012-2014). Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e Professor do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA). E-mail: farmacia@ibgm.org

Conteúdo

Conteúdo: As atividades do farmacêutico são fundamentadas em conhecimentos nas áreas das ciências biológicas, morfológicas, fisiológicas, da bioquímica, biofísica bem como das ciências farmacêuticas, com ênfase em Farmacologia, Farmacotécnica, Farmacognosia e Tecnologia Farmacêutica.

Cursos de Extensão

Unibra

Descubra os Campos de Trabalhos

Campo de Trabalho: O egresso do curso de Bacharelado em Farmácia poderá atuar em diversos locais, os quais incluem farmácias comunitárias, hospitais, farmácias de manipulação, indústrias farmacêuticas e de cosméticos, indústrias de alimentos, laboratórios de análises clínicas, centros de pesquisa, farmácias homeopáticas, farmácias públicas, vigilância sanitária e diversos setores do Sistema Único de Saúde.

Info

  • Turno

    Manhã, tarde e noite

  • Mensalidade

    Avaliar com a Central

  • Carga Horária

    4.660 horas

  • Estágios Supervisionados

    920 horas

  • Duração do Curso

    5 anos